top of page
Banner_Full_Oficial.jpg

Vereadores aprovam 12 projetos que contemplam habitação, saúde e desenvolvimento econômico

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • há 2 horas
  • 5 min de leitura
ree

Doze projetos foram aprovados pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, dia 11. Na lista constam projeto para construção de novas moradias no Jardim Noroeste, propostas voltadas à saúde e desenvolvimento econômico. Também foi aprovada alteração no plano de carreiras para valorização de servidores do Legislativo Municipal.


Em urgência e única discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 12.189/25 autorizando o Executivo a doar dois terrenos no Jardim Noroeste ao FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), representado pela Caixa Econômica Federal, para construção de moradias destinadas à alienação para famílias beneficiárias do Programa Minha Casa, Minha Vida. O objetivo é atender famílias com renda de até R$ 2,8 mil. O objetivo será o reassentamento da comunidade Água Funda, no Jardim Noroeste, formada principalmente por famílias indígenas em situação de vulnerabilidade. O novo loteamento será denominado Nelson Moreira, em homenagem a um líder comunitário local, e terá a construção de 50 casas.


Ainda foi aprovado, em urgência e única discussão, o Projeto de Lei 12.201/25, de autoria do Executivo, autorizando a doação de área, com encargos, à empresa Ferro e Aço Indústria, Comércio e Serviços de Ferros LTDA, no âmbito do Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social De Campo Grande (Prodes). O terreno fica no Polo Empresarial Oeste – Bairro Núcleo Industrial.


Em única discussão, também foi aprovado o Projeto de Lei 12.194/25, que autoriza o Poder Executivo a desafetar área de domínio público municipal e doar ao Estado de Mato Grosso do Sul, para fins de construção do Fórum Criminal da Comarca De Campo Grande. A proposta é do Executivo. A área fica no Jardim dos Estados, na Rua Barão do Rio Branco com a Rua Bahia. Na proposta, a prefeitura justifica que a construção resultará em melhoria na infraestrutura do Poder Judiciário e a valorização urbanística da região. A proposta recebeu uma emenda do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, proibindo a alienação, cessão ou transferência do imóvel a qualquer título, sem a prévia autorização do Município de Campo Grande e a aprovação da Câmara Municipal de Campo Grande. 


Servidores – Em turno único de discussão, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 999/25, de autoria da Mesa Diretora, com alterações no Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores da Câmara. A proposta busca valorizar o aprimoramento profissional dos servidores efetivos por meio da concessão de adicionais de aperfeiçoamento (especialização, mestrado e doutorado). O projeto destaca que “ao reconhecer e incentivar a busca por formação continuada e títulos acadêmicos, a Câmara Municipal investe na qualificação técnica de seus quadros, refletindo diretamente na melhoria da eficiência e da qualidade dos serviços prestados ao cidadão”.


O projeto foi construído com a participação dos servidores. Pouco antes da sessão, vereadores da Mesa Diretora reuniram-se com os servidores efetivos no Plenário Oliva Enciso. O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Casa de Leis, ressaltou a importância de valorizar os servidores, incentivar a qualificação para entregar ainda mais qualidade nos serviços oferecidos a toda população.


Também em turno único, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 1.007/25, de autoria do Executivo, que cria a Fundação Jerônimo José De Sant’anna. A Fundação, vinculada à Câmara, será voltada ao interesse público, nos campos de educação, cultura, promoção social, ciência, tecnologia, inovação e comunicação. A entidade leva o nome do primeiro presidente da Câmara Municipal, de 1903 a 1905.


Os vereadores aprovaram ainda, em única discussão, o Projeto de Lei 12.183/25, que autoriza a abertura de crédito suplementar especial no valor de R$ 1,2 milhão, referente à inclusão da receita ao pagamento dos honorários sucumbenciais dos procuradores municipais. A proposta é do Executivo e atende a decisão do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, que determinou a criação do Fundo Especial da Procuradoria-Geral do Município (FEPGMCG), viabilizando o correto gerenciamento dos recursos.


Em urgência e única discussão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 12.187/25, que dispõe sobre a autorização, a classificação, a manipulação, a exposição e a comercialização de produtos farmacêuticos magistrais pelas farmácias com manipulação no Município de Campo Grande. A proposta é do vereador André Salineiro, assinada também pelo vereador Beto Avelar. Conforme justificativa, o projeto decorre de solicitação formal do setor magistral do Município de Campo Grande, representado pela ANFARMAG – Regional Mato Grosso do Sul, e tem por finalidade ampliar o acesso dos consumidores aos produtos regularmente produzidos pelas farmácias de manipulação. A proposta prevê que as farmácias com manipulação ficam autorizadas à preparação, à exposição e à comercialização de alguns produtos farmacêuticos magistrais, desde que devidamente autorizadas pela Autoridade Sanitária competente.


Reconhecimento – Ainda em urgência e única discussão, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 3.111/15, do vereador Landmark, que concede a Medalha “Dr. Arlindo de Andrade Gomes” a Jorge Bento Soares, no Município de Campo Grande. O homenageado destaca-se por sua atuação na área de Serviço Social, em reconhecimento ao expressivo trabalho desempenhado em defesa da proteção das crianças e adolescentes, assegurando-lhes direitos, oportunidades e acesso a políticas públicas essenciais.


Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 3115/15, do vereador Ronilço Guerreiro, concedendo a “Medalha Destaques da Década de Reconhecimento Juvêncio Cesar da Fonseca” à Rede Matogrossense de Comunicação – RMC, a TV Morena, em reconhecimento aos seus 60 anos de existência e pela contribuição ao desenvolvimento social, cultural e econômico do Município de Campo Grande.


Foi aprovado ainda o Projeto de Decreto Legislativo 12.177/25, que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação de Pais e Amigos da Natação de Campo Grande – (APAN Campo Grande), sediada em Campo Grande. A entidade destaca-se por prestar apoio e orientação a crianças e adolescentes a atletas de natação. A proposta é do vereador Veterinário Francisco, assinada ainda pelos vereadores Otávio Trad, André Salineiro e Herculano Borges.


Também em única discussão foi aprovado o Projeto de Lei 12.135, do vereador Otávio Trad, denominando de Dr. César Roberto Maksoud Cabral a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Mônica, localizada na Rua Lúcia Helena Coelho Maymone, 174, no Bairro Bosque Santa Mônica II.


Foi aprovado ainda o Projeto de Resolução 605/25, do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, instituindo a Medalha Legislativa “Luta Pela Acessibilidade e Inclusão – Gustavo Pereira” a ser outorgada às pessoas com deficiência e àqueles que pleiteiam, encorajam e felicitam os direitos e garantias dessa causa. Conforme a proposta, Gustavo, carinhosamente conhecido como Gugu, nasceu com uma síndrome rara que impôs desafios à sua saúde e ao seu desenvolvimento. Mesmo assim, construiu uma história marcada “pela sociabilidade contagiante e por uma profunda sensibilidade humana”. Estava sempre presente em eventos comunitários. Ele faleceu em agosto de 2025, aos 38 anos.


Milena Crestani

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal



Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html