top of page
Banner_Full_Oficial.jpg

Semaglutida reduz risco cardíaco independentemente da quantidade de peso perdida, mostra estudo

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 14 de nov.
  • 3 min de leitura
Em entrevista exclusiva ao g1, Mette Thomsen, VP sênior da área médica Global da Novo Nordisk, analisa que há fatores além da redução do peso corporal que influenciam a proteção cardiovascular oferecida pela substância.
Em entrevista exclusiva ao g1, Mette Thomsen, VP sênior da área médica Global da Novo Nordisk, analisa que há fatores além da redução do peso corporal que influenciam a proteção cardiovascular oferecida pela substância.

A semaglutida, substância utilizada em canetas para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, é capaz de reduzir o risco de problemas cardíacos independentemente da quantidade de peso perdida.


Isso é o que mostra uma nova análise do estudo SELECT, a maior análise clínica já realizada sobre benefícios cardiovasculares da semaglutida, publicado na revista científica "The Lancet".


Mette Thomsen, VP sênior da área médica global da Novo Nordisk, analisa que há fatores além da redução do peso corporal que influenciam a proteção cardiovascular oferecida pela semaglutida.

"Não há uma relação direta entre o grau de perda de peso e a magnitude da redução do risco cardiovascular. Isso reforça a hipótese – que também discutimos no artigo – de que há algo além da perda de peso envolvido", explica Thomsen, em entrevista exclusiva ao g1.

A semaglutida é o princípio ativo de medicamentos como o Ozempic e o Wegovy e ganhou popularidade por ser efetiva na perda de peso. A substância simula o funcionamento de um hormônio no corpo (o GLP-1) e, originalmente, foi desenvolvida para o tratamento da diabetes.


Publicações anteriores do mesmo estudo já haviam mostrado que o uso do medicamento resultou em uma redução de até 20% nos eventos cardiovasculares em pacientes com obesidade e doenças cardiovasculares estabelecidas, sem diabetes.


Mas essa é a primeira vez que se analisa que essa redução não necessariamente está ligada à quantidade de peso perdida.


Por outro lado, a pesquisa mostrou que a redução da circunferência abdominal, um indicador de queda no percentual de gordura visceral, foi associada a melhores resultados para a saúde cardíaca.


Segundo Thomsen, é um primeiro passo para entender o mecanismo por trás da diminuição do risco cardiovascular observada.


O SELECT incluiu mais de 17 mil adultos com doença cardiovascular e índice de massa corporal (IMC) igual ou superior a 27, comparando o uso da semaglutida com o de um placebo.


Mecanismo ainda desconhecido


Apesar de o estudo atestar a proteção cardíaca promovida pela substância, os pesquisadores ainda não sabem ao certo qual é o mecanismo de ação que leva a esse resultado.


A representante da Novo Nordisk explica que o SELECT é o único com resultados sobre a saúde cardiovascular até o momento. Mas estudos referentes a diabetes mostram que há diferenças entre os agonistas de GLP-1 – e esse mecanismo pode ser uma propriedade exclusiva da semaglutida.

"Parece haver algo de único na semaglutida, que vai além da perda de peso. Mas concluir algo específico sobre os outros compostos ainda é difícil porque faltam dados para fazermos esse tipo de análise", analisa Thomsen.

Ela pondera ainda que, dentro do estudo, foi feita uma avaliação sobre qual proporção de redução do risco cardiovascular pode ser explicada pela perda de peso.


Houve uma redução média de 4% no risco a cada 5 kg perdidos e 5 cm a menos de circunferência da cintura.


Mas, entre pacientes que perderam peso, a incidência de eventos cardiovasculares foi semelhante, independentemente de terem reduzido 5% ou mais do peso.

"[Isso mostra que] a perda de peso não explica tudo no caso da semaglutida. Então, minha hipótese é que existe algo único nessa molécula", comenta a VP.

Na opinião de Thomsen, os efeitos anti-inflamatórios da substância podem estar por trás da redução do risco cardiovascular.


Fonte: g1


Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html