top of page
Banner_Full_Oficial.jpg

Plantas são a principal causa de intoxicação infantil, mostra pesquisa

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 10 de nov.
  • 1 min de leitura
Levantamento da faculdade Afya Bragança cruzou dados de 2014 a 2023
Levantamento da faculdade Afya Bragança cruzou dados de 2014 a 2023

Plantas tóxicas são aquelas que podem causar danos à saúde por contato, ingestão ou inalação. Os sintomas causados por esse veneno são variados, mas podem incluir irritação na pele, inchaço, enjoo, vômitos, diarreia e em casos mais graves, convulsões, coma e até morte. Estas plantas, muitas vezes, são caracterizadas como ornamentais e medicinais. Estão corriqueiramente presentes em residências e são a principal causa de intoxicação infantil.


A farmacêutica Diandra Luz, professora da Afya, Faculdade de Ciências Médicas de Bragança e orientadora da pesquisa, destaca que estes casos são mais recorrentes do que as pessoas imaginam e que costumam ser subnotificados.

"Os resultados mais importantes foi mostrar que as plantas do dia a dia podem causar sinais de toxicidade, os mais leves ou em alguns casos mais severos".

A constatação foi feita através do cruzamento de dados do Programa Nacional de Informação sobre Plantas Tóxicas, que registrou mais de 8.700 casos de intoxicação entre os anos de 2014 e 2023.


O levantamento feito pela Afya mostrou os principais locais onde acontecem estes tipos de intoxicação. 65,3% deles acontecem dentro de casa, 12,8% no ambiente de trabalho e o caráter acidental foi predominante, 65,1%.


Apesar da gravidade dos casos, o estudo mostra que a maioria das vítimas se recupera sem sequelas, 86,2%. Houve, no entanto, 22 mortes confirmadas no período.



Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html