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Gov.br passa a enviar avisos de vencimento do passaporte a partir desta quarta (12); veja como funciona

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 12 de nov.
  • 1 min de leitura
Passaporte - © Polícia Federal/ Divulgação
Passaporte - © Polícia Federal/ Divulgação

A partir desta quarta-feira (12), usuários do Gov.br começam a receber alertas sobre o vencimento do passaporte diretamente na Caixa Postal Gov.br. A novidade, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos em parceria com a Polícia Federal, busca facilitar o planejamento dos cidadãos e evitar imprevistos em viagens internacionais.


Como serão os avisos?

Para receber as mensagens, o usuário precisa ter conta nível prata ou ouro na plataforma Gov.br. Os alertas serão enviados em três etapas estratégicas:

  • 8 meses antes do vencimento

  • 3 meses antes do vencimento

  • Assim que o passaporte expirar


Quem utiliza o aplicativo Gov.br também verá notificações automáticas sempre que uma nova mensagem chegar à Caixa Postal.


Vantagens para o cidadão

A iniciativa pretende reduzir problemas comuns enfrentados por viajantes, como deixar para renovar o documento em cima da hora ou descobrir apenas no momento da viagem que o passaporte está vencido.


Segundo o governo federal, a medida deve melhorar o planejamento, diminuir filas nos postos da Polícia Federal e garantir que o cidadão evite transtornos durante viagens internacionais.


Revisado por Fábio Sanches




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