top of page
Banner_Full_Oficial.jpg

COMPANHIAS AÉREAS CANCELAM VOOS NA VENEZUELA

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 26 de nov.
  • 1 min de leitura
Aeroporto Internacional de Caracas, Venezuela
Aeroporto Internacional de Caracas, Venezuela

Decisão em massa ocorre após alerta dos Estados Unidos sobre "situação potencialmente perigosa" no espaço aéreo venezuelano, intensificando o isolamento aéreo do país.


BRASÍLIA/CARACAS, 26 de Novembro de 2025 – Seis grandes companhias aéreas internacionais anunciaram o cancelamento de voos com destino ou partida da Venezuela. A medida foi tomada em resposta a um alerta emitido pelos Estados Unidos, que notificou a aviação civil sobre uma "situação potencialmente perigosa" no espaço aéreo do país sul-americano.


As companhias que suspenderam as operações incluem a brasileira Gol, além de Avianca, TAP, Ibéria, Latam e Turkish Airlines, indicando uma preocupação generalizada do setor de aviação com o cenário no país.


Contexto Político-Militar Agravado


O alerta americano sobre o aumento da atividade militar no espaço aéreo venezuelano ocorreu em meio a um acirramento das tensões entre Washington e o governo de Nicolás Maduro.


No mesmo período, os Estados Unidos passaram a classificar o que chamam de “Cartel de Los Soles” — grupo que, segundo Washington, seria liderado pelo próprio presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e atuaria como um grupo narcotraficante — como uma "organização terrorista". Essa designação tem levado a ataques de forças americanas contra embarcações na costa venezuelana e em águas caribenhas.


O cancelamento de voos por diversas companhias aéreas é visto como uma consequência direta do isolamento diplomático e das sanções americanas, intensificando o cerco aéreo e econômico à Venezuela.


Revisado por Fábio Sanches

Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html