Chuva de meteoros Orionídeas poderá ser vista de todo o Brasil
- Fabio Sanches

- há 5 dias
- 2 min de leitura

Fenômeno terá pico de observação na madrugada desta quinta-feira (23)
Um fenômeno astronômico poderá ser visto de todas as regiões do Brasil nesta madrugada. É a chuva de meteoros Orionídeas, que iluminará o céu de diversas partes do planeta, incluindo o do nosso país.
O fenômeno terá seu pico de observação entre esta madrugada e as primeiras horas desta quinta-feira (23). Esse horário também será o melhor para observar a chuva de meteoros.
O nome Orionídeas vem da constelação de Órion, que é muito conhecida e fácil de identificar por conta das três estrelas brilhantes, as Três Marias.
Chuva de meteoros pode ser vista a olho nu
A chuva de meteoros pode ser vista a olho nu, sem precisar de nenhum equipamento profissional, segundo o professor de astronomia Eder Canalle:
“Muitas pessoas acreditam que, para observar a chuva de meteoros, você precisa de um telescópio ou de um binóculo. E não é isso. Na verdade, você tem que ver uma região grande do céu, e, para isso, nós temos o melhor equipamento possível, os nossos olhos. Então, não precisa de binóculo, é visível a olho nu, e o melhor horário para observar é depois da meia-noite. A observação da chuva de meteoros requer calma e tranquilidade, porque, se você for lá fora e ficar um minuto observando, talvez você não veja nada.”
O professor afirma que, para uma melhor observação da chuva de meteoros, é preciso ir para um ambiente sem iluminação e evitar olhar para celulares ou tablets pouco antes de olhar para o céu:
“Para se preparar, não só para essa, não só para observar os meteoros, mas para qualquer observação, a pessoa deve sair de um ambiente iluminado, não olhar o celular, tablet, durante alguns minutos, uns três, quatro minutos, cinco, já é suficiente para que você veja mais estrelas no céu e consiga ver os meteoros de menor brilho. A chuva de meteoros tem que ser apreciada. Então, você deve reservar um tempo da sua noite, da sua madrugada, e ficar observando o céu na região das Três Marias.”
A chuva de meteoros Orionídeas acontece por conta da passagem do cometa Halley, que passa a cada 76 anos pelo planeta e, ao circular próximo da Terra, vai deixando meteoroides à deriva no espaço. Esses detritos, ao entrarem na atmosfera da Terra em alta velocidade, acabam formando um rastro brilhante no céu.
*Com supervisão de Roberta Lopes
Fonte: Rádio Agência Nacional







Comentários