Chefes militares de EUA e Israel se reúnem em meio à tensão com o Irã
- Fabio Sanches

- há 3 dias
- 2 min de leitura

Encontro entre o almirante Brad Cooper e Eyal Zamir aconteceu neste sábado (24); não foram divulgados detalhes sobre os temas abordados
O comandante do Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), almirante Brad Cooper, e o chefe do Estado-Maior de Israel, Eyal Zamir, se reuniram ao longo do sábado (24), tanto em um encontro privado quanto em outro com mais militares, segundo informou o Exército israelense em um comunicado neste domingo (25).
“O comandante do CENTCOM e o chefe do Estado-Maior mantiveram primeiro uma extensa reunião individual. Esta foi seguida por uma reunião da qual participaram comandantes adicionais”, afirmou o comunicado militar.
Apesar de o encontro ocorrer em um momento de tensão em Israel, que aguarda um possível ataque do Irã como represália caso os Estados Unidos bombardeiem a república islâmica, o texto não fornece detalhes sobre os temas abordados pelos oficiais.
“Este compromisso serve como mais uma expressão da relação entre os comandantes e constitui um passo adicional para estreitar a próxima relação estratégica entre as Forças de Defesa de Israel (FDI) e o Exército dos EUA”, destacaram as forças armadas israelenses. “Assim como para o fortalecimento da cooperação em defesa entre ambas as nações”, completaram.
Em outro comunicado, divulgado no sábado, o porta-voz das forças armadas de Israel alertou a população na rede social X que as diretrizes de segurança no país permanecem inalteradas, pedindo calma.
Também vindos dos Estados Unidos, chegaram no sábado o enviado da Casa Branca para o Oriente Médio, Steve Witkoff, e o genro do presidente americano Donald Trump, Jared Kushner.
Neste caso, o encontro tratou principalmente sobre a Faixa de Gaza, abordando o desarmamento do Hamas, a abertura da passagem fronteiriça de Rafah e os esforços para recuperar o corpo do último refém no enclave, Ran Gvili, segundo a imprensa israelense. Porém, também estava previsto que fosse abordada a escalada com o Irã.
*Com informações da EFE
Fonte: Jovem Pan







Comentários