top of page
Banner_Full_Oficial.jpg

América Latina enfrenta pior seca das últimas décadas e acende alerta global

  • Foto do escritor: Fabio Sanches
    Fabio Sanches
  • 11 de nov.
  • 1 min de leitura
Com o planeta mais quente por causa da atividade industrial, uma estiagem com essas características deve ocorrer uma vez a cada 50 anos (Foto: Divulgação)
Com o planeta mais quente por causa da atividade industrial, uma estiagem com essas características deve ocorrer uma vez a cada 50 anos (Foto: Divulgação)

Crise hídrica atinge Brasil, Argentina e Uruguai; especialistas alertam para impacto na produção agrícola e geração de energia.


A América do Sul enfrenta a pior seca das últimas décadas, segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgado nesta terça-feira (12). O fenômeno tem afetado severamente os reservatórios de água, provocando redução drástica na geração de energia e comprometendo a produção agrícola da região.


No Brasil, o impacto é sentido principalmente no Sul e no Centro-Oeste, onde o volume de chuvas caiu até 60% em relação à média histórica. A Argentina enfrenta colheitas 30% menores de soja e milho, e o Uruguai decretou estado de emergência hídrica pela terceira vez em 2025.


Os cientistas apontam que a combinação entre El Niño, desmatamento e mudanças climáticas está intensificando o cenário. A expectativa é de que o quadro persista até o início de 2026, afetando exportações e economias locais.

“Estamos vendo o colapso climático acontecer em tempo real na América do Sul”, afirmou o climatologista uruguaio Pablo Martínez.

Redação Mais Notícias News — Credibilidade com a informação.


Comentários


bottom of page
google-site-verification: google4a972b81c6e55585.html